Certificação
A Proarba esta qualificada pela EDP para executar trabalhos na rede de distribuição, no ambito da qualificação de empreiteiros por classe de obra.
Certificação pela Norma NP EN ISO 9001:2015
Tendo como principal referência a necessidade de incrementar a melhoria do desempenho das actividades da Proarba, bem como promover a reestruturação e organização dos seus processos de funcionamento, a Gerência da empresa tomou a decisão de implementar um Sistema de Gestão da Qualidade.
Após avaliação interna e revisão do Sistema de Gestão da Qualidade, foi efectuada pela Certif - Associação para a Certificação, uma auditoria de concessão de acordo com os requisitos da Norma NP EN ISO 9001:2015, tendo sido obtida a certificação por aquele referencial normativo.
O âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade da Proarba é a Execução de instalações e infraestruturas elétricas de baixa tensão, redes elétricas de baixa e média tensão, postos de transformação e trabalhos em tensão em redes de distribuição de baixa tensão.
A aplicação dos requisitos da NP EN ISO 9001:2015, nomeadamente no que respeita à compreensão do contexto da Proarba, permitiu a análise do ambiente interno, da envolvente externa e das necessidades e expectativas das partes interessadas consideradas relevantes para o Sistema de Gestão da Qualidade.
Ao nível do planeamento do Sistema de Gestão da Qualidade e com base nos resultados obtidos na análise do contexto da Proarba, foram identificados riscos e oportunidades, que conduziram à implementação de acções específicas para tratar esses riscos e oportunidades, de modo a dar garantias de que o Sistema de Gestão da Qualidade possa atingir os resultados planeados.
O Sistema de Gestão da Qualidade tem permitido à Proarba a realização de todas as suas actividades de forma consistente, nomeadamente no que respeita aos Processos de Realização.
O controlo dos fornecimentos externos, que conduziu à aplicação de critérios de avaliação, selecção e monitorização do desempenho dos fornecedores, tem garantido uma indiscutível melhoria no desenvolvimento de todas as actividades da Proarba.
A existência duma metodologia documentada de controlo e tratamento de ocorrências, tem permitido à Proarba a melhoria contínua de todos os seus processos e actividades.
A monitorização da satisfação dos Clientes garante a identificação das suas necessidades e expectativas, no sentido de que estas sejam plenamente satisfeitas.
Em termos gerais, a implementação e desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade tem constituído uma ferramenta de apoio à gestão e ao funcionamento da Proarba, sendo fundamental na melhoria de todos os seus processos.